Como Regularizar o Nome Sujo

Consultar o CPF? Para quê eu precisaria consultar meu CPF? É tão importante assim consultar o CPF?

O CPF, Cadastro de Pessoas Físicas, é um registro mantido pela Receita Federal, para pessoas naturais, registro esse importantíssimo no dia-a-dia do cidadão, haja visto que a pessoa que não o possui não terá acesso a vários direitos e serviços disponíveis aos cidadãos brasileiros.

Dada a importância do CPF é que torna-se imprescindível o cuidado em mantê-lo limpo e, se possível, até mesmo imaculado.

São inúmeras as preocupações da vida cotidiana e principalmente preocupações financeiras que nos atacam diariamente, por isso que encontrar formas de manter o CPF limpo em tempos crise é algo tão importante.

Veja também como Consultar o CPF em tempos de crise!

Infelizmente estamos suscetíveis a vários poréns nessa tarefa diária de manutenção do CPF e para saber se não fomos vítimas de má-fé ou de nós mesmos torna-se necessário consultar o CPF regularmente.

Até a não muito tempo atrás, consultar o CPF não se mostrava tão importante assim, haja visto que não havia conexão entre os bancos de dados e, em alguns casos, nem sequer havia bancos de dados ou internet.

Em que implica se eu não consultar meu CPF?

Publicidade

A ampliação do acesso à internet transformou radicalmente as nossas vidas e todos nós estamos sujeitos a um dia ou outro sermos vítimas de golpes ou vítimas de nós mesmos, de nossas vontades ou caprichos. Ser vítimas de nós mesmos significa não se cuidar e não se ater a detalhes que podem comprometer todo nosso ganho econômico atual e principalmente ganhos futuros.

Portanto, é mais do que essencial consultar CPF e é algo que deve se tornar cotidiano de muitos Brasileiros..

Estar com o nome limpo é muito importante!

Nem sempre sabemos que estamos com o nome sujo nos cadastros do SCPC ou de qualquer outro banco de dados de inadimplentes, pois devido à vida atribulada que levamos, uma conta ou outra pode passar despercebida e ficar sem ser quitada. Por isso a importância de se consultar o CPF, de forma até mesmo regular, periódica.

E, se de um lado a informatização ou a digitalização em que vivemos facilitou para as empresas incluírem os inadimplentes – por má-fé ou por pura distração, de outro veio a facilitar que as pessoas venham a consultar o CPF para poder ter acesso a essas informações e terem a oportunidade de resolverem suas pendências.

Tá, tudo bem! Mas onde posso consultar meu CPF?

Atualmente existem várias formas do cidadão poder consultar o CPF, tanto presencialmente quanto a formas de consultar o CPF online, de modo a facilitar o acesso aos dados e, portanto, a possibilidade de reabilitação do nome.

Ou seja, já não há mais desculpas para não consultar CPF, pois se você não tem um computador com acesso a internet em casa, provavelmente um amigo ou parente tem.

Consultar o CPF sem ter acesso a internet

Se, em uma hipótese remota, não encontrou alguém que possa lhe fazer essa gentileza, para que possa consultar seu CPF, ainda pode ir ao balcão do CDL em sua cidade pessoalmente, lembrando que em algumas cidades o serviço é cobrado . O próprio site da receita gera uma breve consulta de CPF, uma consulta gratuita que pode ser muito útil em caso de curiosidade ou para simplesmente tirar aquele “peso” da consciência.

E o que eu faço após consultar o CPF?

consultar o cpf

Após consultar o CPF, você tem duas opções: se seu CPF não apresentar nenhuma ocorrência, primeiramente, meus parabéns, em seguida relaxe e continue a zelar por ele.

Se, por algum motivo apresentar algo, procure a empresa em que apresenta a pendência e tente resolver amigavelmente, negociando sua dívida.

Em resumo, você pode poupar-se de muitas dores de cabeça adquirindo o simples ato de, periodicamente, tirar um tempinho para cuidar de si e consultar seu CPF.

Consultar o CPF para Limpar o Nome Sujo
3.81 (76.13%) 62 votes

Pin It on Pinterest

Compartilhe...