A consulta do saldo do FGTS ou das contas inativas do FGTS através do site da Caixa ou na agência da Caixa só pode ser feito se você tiver em mãos o número do seu NIS/PIS/NIT. Mas há algumas maneiras de você consultar o seu FGTS através do seu CPF, caso você não possua o NIS em mãos. Veja agora como proceder para realizar essa consulta.

Usando apenas o CPF na consulta – Saiba como fazer

A consulta ao FGTS através do site da Caixa só pode ser feita utilizando o número do NIS/PIS/NIT (apesar dos nomes e siglas diferentes, o número é o mesmo) porque ele reúne os dados do trabalhador para acesso a benefícios. Como o FGTS é um dos direitos do trabalhador, está nesta lista. Outros direitos que fazem parte desta lista são o PIS, o Seguro Desemprego e o Bolsa Família.

Possui alguma dúvida sobre a sua situação cadastral? Veja aqui todos os tipos de situações cadastrais do CPF

Sendo assim, você deve estar se perguntando: “Mas então, como eu vou consultar meu FGTS pelo CPF?“. A Caixa, administradora dos recursos nacionais do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – disponibiliza apenas um canal para a realização desse tipo de consulta.

O lado bom disso é que dificilmente haverá congestionamento quando você for consultar o saldo do seu FGTS, seja conta ativa ou inativa, já que a grande maioria das pessoas prefere realizar a consulta online, através do site da Caixa.

A consulta via fone

Publicidade

A consulta FGTS por meio do CPF pode ser feita através do telefone da Caixa. O fone 0800 da Caixa possui um menu eletrônico em que você deverá seguir as orientações da gravação para ser direcionado para a sua consulta FGTS. É simples e a Caixa ainda disponibiliza um 0800 específico para as pessoas com deficiência auditiva.

Durante a ligação para o número da Caixa, você deverá digitar o número de seu CPF, quando solicitado. Ao final da gravação, você receberá as informações e o saldo do seu FGTS. O número do Atendimento Caixa é o 0800 726 0101 e a ligação é gratuita.

Mas há ainda outra maneira de consultar o seu saldo FGTS se você não possuir o seu NIS/PIS/NIT em mãos.

Informações necessárias para a consulta

Esse procedimento é um pouco mais demorado, porém, funciona também. Através do seu CPF, você deverá localizar o número do seu NIS/PIS/NIT online. Para isso, o site da DATAPREV deverá ser acessado.

Além do seu CPF, algumas outras informações serão necessárias. Todas essas informações estão nos seus documentos pessoais RG e CPF. As informações solicitadas são, além do número do RG e do CPF, a sua data de nascimento, o nome da sua mãe e o seu nome completo.

Após acessar o site da DATAPREV você deverá seguir um passo a passo abaixo descrito:

  1. Acesse o Menu “Inscrição > Filiado”;
  2. O bloco “Dados básicos” deverá ser preenchido da seguinte forma:

 

  • Nome do Filiado (seu nome):
  • Em seguida, preencha o Nome da Mãe;
  • Seu número de CPF;
  • A data do seu Nascimento e
  • No bloco “Documentos complementares”, preencha o campo “Identidade” com o número do seu RG.

Em seguida, você deverá digitar o código de segurança e preencher o campo correspondente.
O número do PIS/PASEP/NIT será mostrado na parte avermelhada da tela. Copie esse número. Você vai utilizar para consultar no site da Caixa para realizar a consulta.

Saiba como cadastrar sua senha

Agora você vai aprender a cadastrar senha no site da Caixa para fazer sua consulta do FGTS. Comece preenchendo o campo NIS/PIS/PASEP com o número que você copiou no site da DATAPREV. Em seguida, você deverá clicar no botão de Aceite dos Termos. A próxima etapa é a de preenchimento dos dados do bloco “Confrontação com o Cadastro de Informações Sociais”. Isso é para sua segurança, já que são dados pessoais que você preencherá, evitando que outra pessoa se passe por você.

Preencha seu nome completo, o nome da sua mãe, sua data de nascimento, o município onde você nasceu e o número do seu RG. Após isso, você deverá clicar em “Confirmar”. O próximo passo é cadastrar uma senha. Escolha uma, preencha o campo correspondente e clique em “Confirmar” novamente. Pronto! Você cadastrou sua senha e agora vai poder fazer sua consulta de saldo do FGTS.

Como consultar no site da Caixa

A tela de consulta do FGTS é aquela em que você iniciou o processo de cadastramento de senha. Volte nessa tela e digite novamente seu número de NIS/PIS/PASEP. No campo abaixo, digite a senha que você acabou de criar e clique em “OK”.

Você acessará a tela de consulta dos benefícios. Note que há outros benefícios nessa tela que também são possíveis de serem consultados.

Vá até a aba FGTS e clique em “Extrato Completo” para poder acessar o extrato do seu FGTS, de todas as contas disponíveis. Para melhor controle, o saldo do seu FGTS está separado por empregador. Dessa maneira, você poderá visualizar os valores individuais, de cada extrato. Para navegar, clique em “Próximo Extrato” ou “Extrato Anterior”. Some os valores das contas, com exceção do atual empregador, e você saberá quanto possui em suas contas inativas. As contas inativas que serão liberadas para saque são aquelas em que houve desligamento da empresa até o dia 31 de dezembro de 2015. Some o valor das contas anteriores a essa data e você saberá qual o valor você poderá sacar de suas contas inativas.

Como Consultar seu FGTS usando somente seu CPF
5 (100%) 1 vote

Pin It on Pinterest

Compartilhe...