Você já consultou o seu CPF na Receita Federal e ficou na mesma, sem saber em que situação se encontra seu cadastro? Saber o que quer dizer cada uma das situações e como fazer para resolver, se for o seu caso, é muito importante. Saiba agora todos os tipos de situação cadastral do CPF abaixo!

Como verificar a situação cadastral do seu CPF?

Você consultou alguma vez a situação do seu CPF? Se não, saiba que consultar a situação do CPF deve ser feito periodicamente. Cuidar para que seu CPF esteja com a situação OK ou não esteja sendo utilizado para alguma atividade ilícita pode evitar grandes dores de cabeça futuras. Logo abaixo você poderá acessar o sistema em nosso site para consultar o seu CPF e descobrir a situação do mesmo.

Ao realizar a consulta, as situações cadastrais possíveis de seu CPF apresentar são 5 (cinco), de acordo com o site da da Receita Federal. Apenas se seu CPF apresentar a situação Regular é que você poderá ficar tranquilo. Todas as demais situações merecem sua atenção e uma rápida ação no sentido de resolução da situação e para descobrir o que aconteceu que resultou em seu cadastro não-Regular.

Confira todos os tipos de Situação Cadastral do CPF

Publicidade

Como dito, existem cinco tipos de situação cadastral do cpf, sendo elas:

1. Situação Regular – Quando o CPF não apresenta nenhuma irregularidade ou pendência. Devemos zelar para que nosso CPF esteja sempre assim.

2. Situação Nula – Um CPF apresenta situação nula quando a Receita Federal, órgão responsável pela emissão do documento, detecta alguma fraude na inscrição, gerando a anulação do documento.

3 . Situação Suspensa – Um CPF Suspenso. Nesse caso, o cadastramento ou inscrição do contribuinte não está completo ou não está correto, resultando nessa situação.

4. Situação Cancelada – Já o cancelamento de um CPF pode ser causado pelo falecimento de seu titular ou através de uma decisão judicial ou administrativa.

5. Situação Pendente de Regularização – Talvez a situação mais simples de ser resolvida, o CPF que esteja Pendente de Regularização está nessa situação por não ter entregue Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) que tinha obrigação, pelo menos uma vez, nos últimos cinco anos, como nos informa o site Brasil Consultas.

Nesse caso, basta regularizar essa situação. Todas as outras situações não-regulares do CPF podem ser revisadas através do Pedido de Regularização do CPF, aqui.

E a consulta da situação do seu CPF poderá ser feita clicando aqui.

Consulte seu CPF em menos de 2 minutos

Quero Consultar meu CPF
Todos os tipos de situação cadastral do CPF
4.6 (92%) 5 votes

Pin It on Pinterest

Compartilhe...