Em uma situação hipotética, você vai até o shopping fazer um crediário em alguma loja e, na hora do seu cadastro, verifica-se que o seu CPF está suspenso. Dados recentes indicam que muitos milhões de contribuintes brasileiros encontram-se nessa situação, apresentando alguma irregularidade com a Receita Federal.

Estou irregular na Receita Federal?

Para saber se o seu CPF necessita de regularização, em primeiro lugar, você precisa conferir a quantas anda o seu cadastro no site da Receita. Acesse o site da Receita para emitir seu comprovante da Situação Cadastral do CPF, acesse o site clicando aqui.

É muito importante aprender como Consultar o CPF de várias formas.

Receita Federal exibe declaração de Imposto de Renda Pendente

Publicidade

Inicialmente o cidadão brasileiro deve verificar se deixou de entregar a declaração do imposto de renda que tinha obrigação. Essa verificação fiscal é realizada através do Portal e-CAC da Receita.

Situações de Consulta na Receita Federal

Consultando o CPF na Receita Federal, podem se apresentar algumas situações:

  • Regular: nenhuma pendência se apresenta no cadastro, lembrando que a situação cadastral na Receita Federal nada tem haver com a situação fiscal.
  • Pendente de regularização: essa situação é quando o cidadão deixa de entregar alguma declaração a que tinha obrigação, como por exemplo, Declaração Anual de Isento ( até 2007) ou alguma de Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física na Receita Federal dos últimos cinco anos.
  • Suspensa: é quando o o cadastro incompleto ou incorreto.
  • Cancelada: acontece quando o CPF é cancelado por alguma decisão administrativa ou judicial.
  • Nula: acontece quando é constatada fraude na inscrição do CPF e o mesmo foi anulado.

Veja mais sobre todos os tipos de situação cadastral do CPF aqui.

No caso de a sua situação se encontrar pendente de regularização ou suspensa, é muito fácil regularizar. A regularização do CPF na Receita pode ser feito pela internet, no próprio site da Receita Federal. O formulário eletrônico para o pedido de regularização é bem simples de ser preenchido.

É necessário informar alguns dados pessoais como o número do seu CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, local de nascimento e número do título de eleitor.

A grande vantagem de se efetuar a regularização online é que este serviço da Receita Federal fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados. A regularização do CPF no site da Receita é gratuita.

Regularizar CPF sem acesso a internet

Se você não tem acesso à internet, ainda é possível regularizar a situação nas unidades da rede conveniada da Receita Federal, nas agências dos Correios, no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Para a regularização do CPF na Receita Federal é necessário levar:

  • Documento oficial de identificação do contribuinte, válido em território nacional que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (ex: carteira de identidade);
  • Cartão ou o número do CPF;
  • Título de eleitor, protocolo de inscrição ou qualquer outro documento que sirva como comprovante de cadastramento na Justiça Eleitoral ou certidão da Justiça Eleitoral, para pessoas com idade entre 18 e 69 anos.

A regularização feita dessa forma tem um custo. Informe-se onde for realiza-la.

receita federal

Receita Federal – CPF Suspenso

Tempo médio para a Regularização

A regularização do CPF na Receita Federal pode levar até dois dias. Para confirmar a regularização, utilize o código que será gerado no site oficial ou consulte o Comprovante de Situação Cadastral. Pode acontecer que o contribuinte necessite comparecer a uma Unidade da Receita no Brasil. Isso será informado no momento da solicitação. O prazo para comparecimento é de até 90 dias para comparecer à Receita Federal, caso contrário, a solicitação será cancelada.

Receita Federal – CPF Suspenso
4 (80%) 29 votes

Pin It on Pinterest

Compartilhe...