Limpar Nome no CPF – Como saber se meu nome está nos órgãos de controle de crédito?

Limpar Nome é muito importante para alguém que preza por sua reputação. Para isso, você precisa ter a certeza que seu nome está listado, motivos e custos para que você possa limpar nome corretamente. Veremos agora como ter a certeza de que seu nome está junto a estes órgãos os consultando.

Para que você saiba como limpar nome junto ao CPF, você precisa realizar uma Consulta CPF. Esta consulta é de extrema importância para que você possa limpar nome junto ao órgão. A consulta pode ser realizada de três formas, via Carta Posta, pessoalmente (Pontos de Atendimento) ou Online.

Para poder limpar nome junto ao CPF o processo é parecido, você precisa ir a um Posto de Atendimento do CPF mais próximo da sua cidade para poder fazer a Consulta CPF. Há também como fazer esta consulta via Carta Postal.

Importante Saber

Publicidade

Primeiramente, você precisa saber que não existe nenhuma forma “mágica” de conseguir limpar nome junto ao CPF ou qualquer órgão que você esteja querendo quitar uma dívida.

Algo que poucas pessoas sabem, é que segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor) a empresa ou o órgão que gerencia o Banco de Dados de nomes, só pode adicionar seu nome a lista se você for avisado com antecedência. Para ver informações completas acesse a Súmula 359 do STJ.

Outra informação muito importante, cuidado com o Golpe do Limpar Nome CPF e CPF sem pagar as dívidas. Existem muitos “malandros” por aí que aplicam este golpe, isso você vê na televisão, na internet e até na esquina próxima a sua casa. Caso você veja um anúncio milagroso na internet dizendo que você irá sair do CPF “sem pagar suas dívidas” e de forma totalmente “legal”, caia fora pois isto é mentira. Estas pessoas estão lhe ensinando formas totalmente ilegais e erradas de agir.

Como limpar seu nome no CPF?

Existem algumas formas cabíveis para que você possa Limpar Nome CPF corretamente. Acredito que a mais fácil, em termos de praticidade, seria o Pagamento da Dívida ao comerciante ou à quem você está devendo.

Mas muitas pessoas não podem pagar esta dívida, não por que não querem, não podem pagar pelo fato da dívida ser muito grande e as parcelas muito pesadas para seus bolsos. Neste caso Negociar a Dívida é a forma mais fácil de chegar a um acordo concreto. Assim você irá pagar a sua dívida de uma forma mais “suave” diminuindo números e parcelas.

Tanto o comerciante quanto o comprador querem terminar a dívida. Então é muito mais racional negociar ao invés de não pagar. Há ainda, empresas que possuem uma política para negociar com seus clientes, você pode requerer esta política e conversar com o credor a fim de limpar nome junto à ele.

Há também formas mais lentas de como limpar nome junto ao CPF. Pode ser a partir de uma expiração do tempo de pagamento de 5(anos), com uma ação judicial sobre o credor e também uma prescrição de um título de crédito.

Neste caso em específico quando o assunto é referente a títulos a remoção não é automática e em alguns casos só ocorre mediante a um processo judicial.

Informações gerais sobre

Igualmente como a forma de limpar nome CPF, a forma mais cabível é o pagamento completo da dívida ou a negociação da mesma em parcelas cabíveis ao seu bolso.

Deixar que a parcela expire no decorrer dos 5 anos e as formas judiciais para limpar nome também podem ser usadas.

Mas em ambos os casos é importante que o consumidor saiba que a sua dívida não irá aparecer para você nos órgãos de proteção ou onde você for realizar uma consulta, mas ela ainda está ativa ocultamente. Caso você venha a fazer outra dívida ela voltará aparecer rapidamente te enchendo de problemas.

Quando meu nome será limpo?

limpar nome

Limpar Nome junto ao órgão de proteção, saiba como…

Uma pergunta muito comum é o tempo que leva para limpar nome no CPF, logo após o pagamento da dívida. Segundo a Lei, a empresa credora (onde você realizou o crédito) têm até 5(cinco) dias úteis para informar ao órgão responsável(SCPC) para limpar nome junto ao Banco de Dados.

Isto é válido até para as pessoas que não fazem um pagamento integral, a forma parcelada também está inclusa como término da dívida. A partir disso você estará pronto para negociar, realizar compras e cuidar para não precisar mais limpar nome.

Limpar Nome no CPF
3.81 (76.27%) 59 votes

Pin It on Pinterest

Compartilhe...